Residencial Nova Fazenda
São João de Meriti
2018
21.850m²
O terreno em formato triangular é resultado do desmembramento de uma parte do clube Nova Fazenda que dá nome ao residencial. O clube continuará funcionando na parte remanescente do lote e será reformado como contrapartida pela divisão do terreno.
O empreendimento é composto de embasamento para garagens, serviços, áreas de convivência e lazer, 192 unidades de dois e três quartos distribuídas em duas torres de 12 pavimentos.
A primeira intenção de projeto foi levar um pouco de vegetação à uma região extremamente carente de áreas verdes. Além das áreas internas do condomínio, propomos a plantação de árvores nas ruas do entorno imediato. Acreditamos que esta medida vai naturalmente inspirar a arborização de outras ruas do município e trazer benefícios para todos.
São João de Meriti, como a maioria dos municípios da região metropolitana fluminense, apresenta uma paisagem urbana bastante construída, mas com edificações baixas, em média de três a quatro pavimentos. Essa configuração provê relevância à nova edificação transformando-a em referência na paisagem da baixada fluminense.
_____________________
O Cliente já possuía um projeto com a tipologia de duas torres sobre embasamento e nos contratou para desenvolver as fachadas. Durante os estudos (costumamos experimentar diferentes soluções até chegarmos ao resultado final), propusemos algumas alterações na distribuição dos espaços internos das torres de apartamentos. Conseguimos simplificar o sistema estrutural utilizando uma grelha ortogonal e modulada. Desta forma, além de otimizar a construção, deixamos as plantas das unidades mais simples e funcionais, sem paredes diagonais, ambientes recortados ou quartos menores do que a legislação permite. Todas as unidades terão suítes, diferentemente do projeto original.
Concluímos com o cliente que seria interessante reestudar os pavimentos do embasamento também. Com o novo layout das garagens, conseguimos aumentar o número de vagas e diminuir a área de estacionamento. O PUC, que antes era um pavimento compartilhado entre a guarda de veículos e a área de lazer (uma piscina espremida pelos carros), graças à otimização das garagens, pudemos “esconder” os veículos na parte coberta do pavimento sob as torres e deixar toda a área descoberta dedicada somente ao lazer. Os moradores das unidades voltadas para a parte interna do condomínio terão uma agradável vista das árvores e jardins do PUC, sem carros. Foi possível até criar um pequeno bosque entre a piscina e o espaço gourmet. Esta solução contribui também para melhorar o micro clima pois diminui a radiação refletida pelos carros e pisos de garagem.
O Cliente ficou tão satisfeito com o nosso trabalho que nos convidou para projetar também o estande de vendas e o apartamento decorado.