Harmonia 176

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

2020-2023

709m²

Localizado na rua Sorocaba, uma das ruas mais agradáveis de Botafogo, o empreendimento oferece um jeito moderno de morar propondo apartamentos com espaços integrados e funcionais. São sete unidades que variam de 42 a 136 m², entre as quais, estúdios, apartamento garden, apartamentos de dois quartos e rooftop gardens, estes com vistas privilegiadas do Cristo Redentor a partir de seus terraços.

 

O edifício de três pavimentos procura se integrar harmoniosamente ao vizinho Museu Villa-Lobos pelos materiais simples empregados, pelas cores e pela escala da volumetria. Mesmo fazendo alusão ao patrimônio histórico, o projeto não renega o tempo presente e propõe a utilização de materiais de acabamento atuais, de fácil manutenção e condizentes com a vida contemporânea de seus futuros moradores.

 

Projetar o Harmonia 176 foi um desafio por conta da legislação muito restritiva para o terreno e pelas dimensões reduzidas do lote (212 m²). Para manter a ambiência urbana ao redor do Museu Villa-Lobos e garantir sua relevância na paisagem, as edificações próximas ao bem tombado tem suas alturas limitadas em 8,45 metros. Por isso, cada pavimento teve seu pé direito dimensionado no limite mínimo exigido pela legislação. A volumetria resultante da tipologia de edificação colada nas divisas laterais aproveita o máximo possível da área construída permitida. Circulações comuns enxutas foram projetadas para maximizar as áreas privativas das unidades.

 

No pavimento térreo, os acessos de pessoas são controlados remotamente. A portaria é uma zona segura que restringe a entrada de estranhos. Os medidores de concessionárias e boxes para entregas se encontram na área externa à zona segura limitando assim o ingresso nas partes comuns apenas para moradores e convidados. Cada unidade possui um box que pode ser aberto remotamente para receber as entregas. Internamente, os armários podem ser acessados pelos moradores sem precisar sair da portaria.

 

A claraboia na escada comum traz luz natural aos espaços de circulação e ao pequeno jardim interno projetado entre os lanços da escada. Madeira, iluminação indireta, concreto aparente, ferro pintado e vegetação humanizam os ambientes comuns e os deixam mais despojados.

 

Quando as luzes internas são acesas, a fachada fica completamente translúcida deixando mais leve esse singelo edifício construído em meio à solidez dos prédios vizinhos.

[+]